David Almeida consolida aliança com Lula
Publicado em 06/05/2025 09:24
Politica

Para Lula, que busca fortalecer sua base na região Norte e reduzir resistência entre o eleitorado “protestante”, David é o aliado ideal: pragmático, popular, eficiente e evangélico

 

O pacote habitacional lançado nesta segunda-feira (5), em Manaus, é mais que uma ação de governo: é peça de um tabuleiro político que começa a se movimentar com força. Com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, o evento consolidou de vez a aliança entre o prefeito David Almeida (Avante) e o governo petista. Para Lula, que busca fortalecer sua base na região Norte e reduzir resistência entre o eleitorado “protestante”, David é o aliado ideal: pragmático, popular, eficiente e evangélico.

 

Xadrez - A aliança atende tanto à lógica da governabilidade quanto à construção de um palanque competitivo, no Amazonas, para o PT e aliados, na próxima eleição, reforçando que Manaus será um dos principais palcos da disputa presidencial em 2026.

 

Aporte - O pacote de R$ 900 milhões em obras habitacionais, lançado na capital, é o maior da história recente do município e marca um novo momento da aproximação entre o Planalto e o gestor manauara.

 

Maestro - Pré-candidato ao governo em 2026, o senador Omar Aziz (PSD) tem papel central na articulação. Foi ele quem garantiu a presença do ministro Jader Filho em Manaus e quem tem reforçado os laços entre Lula e David Almeida.

 

Revival - A agenda na capital – que migrou para o interior - contou com a presença de Omar e do senador Eduardo Braga (MDB). Saudosos, eles aproveitaram os holofotes e as câmeras para lembrar de realizações de quando governaram o estado. 

 

Horizonte - De acordo com David Almeida, a meta da atual gestão é entregar 4.500 unidades por ano até 2028. Até o momento, 4.700 já foram contratadas. Segundo ele, uma nova etapa do programa de habitação está em curso, priorizando indígenas, pessoas em situação de rua e famílias afetadas por enchentes e deslizamentos. “Estamos devolvendo a elas o direito de viver com segurança”.

 

Itinerário - Em sua passagem pelo Amazonas, o ministro Jader Filho cumpriu agenda do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Manaus, onde visitou as obras de 576 apartamentos; em Presidente Figueiredo, onde participou da entrega de 400 casas; e em Tefé, assinando a autorização para a construção de outras 400 unidades habitacionais.

 

Haverá sinais - O prefeito de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira, do PL de Jair Bolsonaro e da empresária Maria do Carmo Seffair, deu pistas, ontem, sobre o lado que estará na corrida eleitoral do ano que vem. “Daqui a dois anos, quem sabe a gente não tá junto no governo desse estado”, disse ele, olhando para Omar e Braga, em palanque que fez parte da agenda do ministro Jader Filho, no município. 

 

Confissão - Logo após dizer a frase, Vieira prosseguiu: “Inclusive, eu tô fazendo uma desobediência”. E continuou: “Mas, vocês sabem que eu sou amigo de vocês e jogo franco com as pessoas. Eu não tenho lado A, B. Eu tenho o meu povo, minha Amazônia e eu preciso ser uma referência de desenvolvimento”.

 

Resgate - Ainda em Presidente Figueiredo, o senador Eduardo Braga fez questão de lembrar que no governo Bolsonaro “extinguiram o projeto Minha Casa, Minha Vida” e “ficaram anos sem contratar”. “As unidades que estavam sendo construídas foram paralisadas. Tanto é que nós entregamos hoje 400 casas que estavam inacabadas”, pontuou.

 

(Foto: Divulgação)

Por: André Alves

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!