MENU
Desenvolvemos o seu aplicativo para smartphones
Moradores têm até o fim do mês para definir prioridades da Prefeitura de Manaus
Plataforma de consulta pública foi lançada nesta segunda-feira pelo prefeito em exercício, Renato Junior
Publicado em 03/02/2026 08:54
Manaus & Municípios

Os moradores de Manaus terão até o dia 27 de fevereiro para opinar quais devem ser as prioridades da Prefeitura municipal em 2026 por meio da Consulta Pública lançada nesta segunda-feira (2). A ferramenta on-line foi disponibilizada oficialmente após uma solenidade liderada pelo prefeito em exercício Renato Junior (Avante).

 

“Por determinação do prefeito David Almeida (Avante), lançamos a Consulta Pública On-Line 2026, um espaço para quem vive a cidade no dia a dia. Acesse o site e participe, vote e escolha o que é mais urgente para o seu bairro”, escreveu em suas redes sociais.

 

Renato Junior está no comando da Prefeitura de Manaus desde a última quarta-feira (28) devido ao afastamento de David Almeida por dez dias após a perda do filho recém-nascido. No evento ocorrido na sede da prefeitura na manhã desta segunda, Renato Junior afirmou que a consulta pública “coloca o povo no centro da discussão” e que várias gestões falharam em criar esse tipo de ferramenta.

 

“Olha só que está acontecendo no dia de hoje: a população, do dia 2 ao dia 27, vai poder entrar em um portal simplificado e escolher os cinco principais projetos. Essas cinco principais dores. Os problemas na cidade de Manaus são muitos. Nós, como administração pública, andamos nos bairros, temos os nossos tentáculos e sensibilidades espalhados através das nossas secretarias, mas nós ainda assim não conseguimos enxergar tudo, porque quem sente realmente as dores da cidade é o povo”, disse.

 

Criado por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), o portal pode ser acessado por meio do endereço consultapublica.manaus.am.gov.br. Nele, o indivíduo deve fazer um cadastro por meio do Gov.BR, inserir seus dados pessoais e depois selecionar cinco prioridades dentre 49 propostas listadas pela gestão municipal.

 

As propostas estão divididas nos eixos Ambiental, Atenção à Saúde, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Social, Educação Básica e Profissional e Infraestrutura e Mobilidade e afetam 49 dos 63 bairros oficiais de Manaus.

 

“Nós iremos englobar tudo isso para que em 2027 a gente já comece a tornar realidade e prioridade aquilo que a população escolheu. Não adianta a gente estar falando de “A”, se o povo quer “Z”. Então, com esse canal, a gente consegue ouvir melhor e entender com mais sensibilidade aquilo que a população nos cobra”, ressaltou Renato Junior.

 

Segundo a plataforma, o objetivo da consulta é “promover a participação da sociedade nas decisões do poder público, permitindo que cidadãos expressem opiniões, apresentem sugestões ou questionamentos sobre temas de interesse coletivo”. Com isso, a gestão poderá organizar e realizar ações Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA), “garantindo o bom uso do dinheiro público e atendendo as necessidades da população de forma justa e responsável”.

 

(Foto: Divulgação)

Fonte: Lucas dos Santos/acritica.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!